InventaBrasil- Concurso de Ciência Aplicada & Invenção Rural

Em resposta ao Ano Internacional da Química(AIQ), o Núcleo de Ciências da Universidade Federal do Espírito Santo(UFES) recebeu a exposição "A Química no Cotidiano".

Com 20 panéis ilustrativos, ela mostra a química presente no nosso dia-a-dia: nos alimentos, na saúde, na agricultura, na energia e na comunicação. Elaborado pelo Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o evento é aberto ao público e já foi realizado em Castelo, na Feira Científico-Cultural, tendo a itenção de seguir para outras cidades do estado.

A exposicão foi realizada por monitores devidamente capacitados e coordenados pelo Profº José Ballester e ocorreu junto ao InventaBrasil.

No período de 12 e 16 de outubro será realizado em Castelo o primeiro Inventa Brasil, com o tema 'Inovação gerando qualidade de vida para os animais e o homem'. A expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas passem pelo Castelão, local onde será realizado o evento. Um dos grandes atrativos da festa é a exposição do cavalo da raça Percheron, com 1.200 quilos. Além disso, será apresentado pelos alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um show de química, além de um observatório e planetário da universidade.

O objetivo do Inventa Brasil é incentivar, divulgar e premiar os projetos inovadores na área de ciências agrárias (veterinária, agronomia, zootecnia e engenharia florestal), desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa e nas propriedades rurais que apresentem soluções inventivas para um problema técnico, eficientes e de custo acessível. Além de valorizar o produtor rural, possibilitando a exposição de seus animais e mostrando a importância de se produzir um leite de qualidade.

Os três primeiros colocados da mostra de ciência aplicada e do concurso do inventor rural recebem troféus e R$ 6.000,00 em prêmios. A premiação total do torneio leiteiro chega a R$ 12 mil. O Inova Castelo é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Faculdade de Castelo (Facastelo) e a Prefeitura Municipal de Castelo.

O campeão do concurso terá a inscrição e o estande pagos para participar do Salão Brasileiro do inventor e da Mostra de Ciência Aplicada durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

Veja programação da exposição  "A Química no Cotidiano", realizada em Castelo:

Data: 12 a 16 de outubro

Local: Município de Castelo ES

Público: 600 pessoas

Experimentos realizados:

• Medição do pH da água
  • Globo de Plasma
  • Decomposição da água oxigenada(H2O2)
  • Fibra óptica