Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Espírito Santo

A semana Nacional de C&T tem o objetivo de promover a difusão e popularização da Ciência e da Tecnologia para a comunidade despertando o interesse e a curiosidade da população, principalmente de jovens e crianças que serão futuros criadores de tecnologia para o nosso admirável mundo novo. A Semana Nacional C&T vem proporcionando experiências educacionais importantes através da interatividade de atividades científico-tecnológicas.

A semana nacional de C&T foi criada pelo presidente Luiz Inácio lula da silva em junho de 2004, sendo instituído o mês de outubro para sua realização anual e a coordenação do ministério de ciência e tecnologia (MCT). No Espírito Santo, o governador Paulo Hartung publicou o decreto 1377-r de 23 de setembro de 2004, instituindo a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia ( Sect) Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia com a colaboração de  varias entidades e órgãos  relacionados com a área de C&T.

O tema principal da SNCT 2012 foi: "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza". Ele foi escolhido em função de serem estes os assustos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo. Na SNCT 2012 foram promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Foram debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, como a C&T pode contribuir para isto e para isto e para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades no país.

Mais de 75 mil pessoas visitaram a Praça do Papa em Vitória, para conhecer o resultado da mobilização dos capixabas para mostrar as ideias, pesquisas e propostas do meio científico para um planeta melhor, com desenvolvimento sustentável para todos.

Uma das maiores particularidades da política capixaba de popularização da ciência é o grande diálogo no qual se baseia todo o processo de construção da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, envolvendo órgão públicos de nível municipal, estadual e federal, empresas e instituições privadas, instituições de ensino e pesquisa, associações de classe, organizações não governamentais e veículos de comunicação.

Dados Gerais do Público

Nº de visitantes: